top of page

Artigo - Agosto 23, 2021

COMUNICAÇÃO ORGANIZACINAL: CONFLITOS INTERNOS, CONVERGÊNCIAS E INTERAÇÕES.

.

 

                                                           ALLAN DO NASCIMENTO DE ASSIS

 

 

 

Resumo

​

Este artigo analisa as interações, convergências e conflitos entre as noções e práticas de comunicação organizacional no setor Financeiro, tendo por base a pesquisa bibliográfica, visando os conceitos teóricos e métodos, e a pesquisa empírica, para avaliar suas aplicações, identificando as articulações e impactos entre tais conceitos.  Para tanto, busca-se incluir uma análise sobre as formas de organizar o tempo de uma atividade desempenhada no setor financeiro para interagir com outros setores.

 

Palavras-chave: Artigo científico. Comunicação organizacional. Planilha Excel, Gestão financeira.

 

Abstract

This article analyzes the interactions, convergences and conflicts between the notions and practices of organizational communication in the Financial sector, based on bibliographical research, aiming at theoretical concepts and methods, and empirical research, to evaluate their applications, identifying the articulations and impacts between such concepts. Therefore, we seek to include an analysis of ways to organize the time of an activity performed in the financial sector to interact with other sectors.

​

Keywords: Scientific article. Organizational communication. Excel spreadsheet, Financial management.

 

 

1.Introdução

 

            O presente Artigo se justifica no atual cenário de setor financeiro, verificando um fator de organização de como abranger e informar a outros setores os andamentos de situações de Diárias desta secretaria  considerando que a organização se insere na esfera pública, sendo impactada e gerando impacto nos demais setores constituintes de tal esfera, sejam eles todos que façam parte integrante de setores da SEMARH( Secretária de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) que defendem interesses diversos e mesmo indivíduos/sujeitos. Nesse sentido, pode-se vislumbrar a importância da análise proposta, que identifique a essência das políticas de comunicação organizacional, levando pesquisadores e profissionais da área a uma reflexão sobre seu entrelaçamento com a comunicação organizacional entre setores verificando assim se a conflitos de informações ou convergências desses processos internos.

O artigo produzido a partir do convênio FAPERN 2019 A 2021 Nº 01.2019.  Desenvolvido no âmbito do Projeto de Pesquisa e Inovação vinculado ao Termo de Cooperação Técnica-Científica formalizado em 2019 entre a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH).

A comunicação interna além de proporcionar um maior envolvimento dos colaboradores com o seu trabalho e com os próprios colegas, também faz com que eles ampliem sua visão em relação a eficácia de um trabalho mais rápido e ágil entre setores, fazendo assim a comunicação seja ampla e visível para qualquer individuo trazendo as informações necessárias para seu desempenho diário. A partir do momento em que o colaborador conhece melhor o setor onde trabalha e qual o papel que deve desempenhar, ele passa a exercer suas funções com mais eficiência e uma maior produtividade, com isto a inovação de agilização entre informações sejam com maior praticidade.

Com a necessidade de acompanhamento financeiro desta atividade continua que são as Diárias, em que se encontram informações básicas e aprofundadas dos indivíduos envolvidos e, a inclusão do acompanhamento poderá trazer rapidez no acompanhamento das analises dos processos de diárias ativas, ou seja: um processo de planejamento estratégico, nas informações desta unidade de estado. Os  respectivos pagamentos que serão logo demostrados em um sistema que criado exclusivo para fazer inclusão  destas informações serão realizadas nesta ferramenta vinculada no programa EXCEL. Neste contesto é importante que as necessidades de uma maior agilidade de informações sejam alcançadas. Maximiano (2004, p. 27) diz que “a sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento de necessidades das pessoas”.

 

Diante deste contexto, chega-se ao seguinte problema de pesquisa: De que forma os setores internos podem interagir com as informações de PCD,S ( Proposta e Concessão de Diárias)

.

 

​

[1] Bolsista de Administração SEMARH/FAPERN. E-mail: jonnywalan21@hotmail.com

​

2.Metodologia

 

      Todos os dados serão submetidos a análise interpretativa, sendo que as conclusões serão expostas apresentando um resumo das análises mais importantes,  além de expor as limitações e as recomendações.  Em síntese, serão aplicadas analises do ponto inicial de abertura de Diárias até sua conclusão e arquivamento, Posteriormente, serão analisadas por meio de observação que permitirá identificar as dificuldades reconhecidas no setor.

O método utilizado para a pesquisa de campo será foi qualitativo. Além disso, todo levantamento de dados foi submetido a análise considerando se os indicadores Valores, Transparência e Governança são contemplados nas ações desenvolvidas em questão, já que tais indicadores refletem na comunicação com impacto no espaço público, considerando-se os resultados alcançados  com a mobilização dos setores públicos envolvidos para a prática de comportamentos e ações sustentáveis, Com base nas informações será levantada uma ferramenta em que todos os níveis de setores possam analisar suas informações mais praticas e lhe proporcionando uma comunicação com exatidão de informações seguras e atualizadas.

Esta ferramenta, que será uma analise observatório de planilhas financeiras de PCD, onde mostrara seus benefícios nestes acompanhamentos, estes aspectos descrevera as analises informada no PCD, e incluindo uma ferramenta interna para setores,  dessa forma, esta classificada como um projeto de pesquisa cientifica, onde será tratado como uma coleta de dados utilizando como fontes : documentos, registros em arquivos e observação direta das documentações físicas.

 

 

Principais características do Gerenciador Criado: Cadastro de Diárias SEMARH.

  1. Registro dos PCD,S, cadastramento das informações, áreas de atuação, prazos, e colaboradores em execução.

  2. .Registro dos PCD,S físicos para analise posteriormente.

  3.  Controle  e pagamento.

  4.  Disponibilização da ferramenta para outros setores internos para analise de suas viagens demostrando todos os dados incluídos em um PCD.

  5. Gerenciamento de pagamentos já recebidos ou a receber incluindo os dados bancários de pagamento da unidade orçamentaria.

  6.  Integração completa com as informações de pagamentos, cobrança e conflitos gerados por falta de informações nas entregas dos documentos.

 

O referencial teórico para esta pesquisa esta constituído, inicialmente, por autores que analisam e discutem questões sobre espaço público, esfera pública, democracia, participação e deliberação, bem como a influência dos meios de comunicação nesse processo, afinal, ao focalizar a interface entre comunicação organizacional e na comunicação pública, tais questões se revelam como base para a abordagem a se realizar. Nessa perspectiva, a contribuição de autores como Habermas (2003), Esteves (2003),Gomes (2008), Marques (2008) e Gugliano (2004) tornam-se fundamentais, pois trazem luz para entender questões e consequências das novas esferas públicas, que passaram a se constituir na nova sociedade, marcada por profundas mudanças de comportamento.                              

  Habermas, uma das principais referências nos estudos sobre esfera pública, analisa que esta  localiza-se entre o estado e a sociedade, o que nos permite entender o inevitável impacto que a comunicação organizacional provoca na comunicação pública e vice-versa.   Ao enfatizar a função dos meios de comunicação, Habermas alerta para a importância de estes agirem com independência, não sendo influenciado por poderes econômicos e políticos, o que asseguraria a pluralidade necessária a um regime democrático. Esta evidencia será considerada na aplicação da pesquisa empírica por meio de uma perspectiva analisando assim uma experiência para se chegar a uma solução. Marques (2008) indica que para garantir que todos participem igualmente dos debates e discursos em contextos formais e informais é necessário que os atores sigam procedimentos que zelem pelas condições de igual participação e consideração de todos.

 

 

3.Resultados e Discussão

 

Portanto, que é possível de se esperar uma produtividade e interação entre os colaboradores de setores envolvidos com as informações claras e objetivas  contribuindo com a realização das atividades com eficácia e as análises que contribuam para avançar na relação entre o tempo e disponibilidade de cada servidor no ambiente, e finalmente entre a comunicação organizacional.  Assim, com base em referências teóricas e pesquisa empírica, que suscite o avanço de novas pesquisas, capazes de contribuir com a análise do papel da comunicação junto à organização e os agentes que estão envolvidos no setor organizacional. A forma em que um processo esta sendo realizado para objetivar uma relação compacta e de forma que a informação seja enviada e recebida de forma objetiva sem interferir na atenção de outros colaboradores, como o quadro abaixo informa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                         Fonte: Adaptado. Chiavenato (2014, p.208)

 

 

 

Uma organização depende muito do envolvimento dos seus gestores e colaboradores para ser eficaz. Pois a partir do momento em que há uma comunicação mais perfeita, passarão a conhecer melhor o seu papel e desempenhar melhor sua função, proporcionando êxito para a organização, assim também como seu crescimento pessoal.

O artigo esta tratando de analisar as possíveis imbricações entre comunicação organizacional e os setores ligados. Considerando as formas e limitações como são articulados esses conceitos na prática.

 Assim, o problema de pesquisa central pode ser observado na seguinte pergunta: O cenário constituído por avanço de novas tecnologias e inovação tem um impacto efetivo na comunicação organizacional entre os setores internos?

Diante disto exigindo maior entrelaçamento com o conceito de comunicação pública, permitindo uma nova percepção na forma como os setores concebem suas informações internas em comunicação. Objetivando melhorar a comunicação entre setores, etc... para que informações  ganhem agilidade. A comunicação interna além de proporcionar um maior envolvimento dos colaboradores com o seu trabalho, também faz com que eles ampliem sua visão em relação a eficácia de um trabalho mais rápido e ágil entre setores, fazendo assim a comunicação seja ampla e visível para qualquer individuo trazendo as informações necessárias para seu desempenho diário. A partir do momento em que o colaborador conhece melhor o setor onde trabalha e qual o papel que deve desempenhar, ele passa a exercer suas funções com mais eficiência e maior produtividade, com isto a inovação de agilização entre informações sejam com maior praticidade.

Como objetivos específicos apresentados:

Verifica-se se a forma a inovação de comunicação organizacional por meio de um ferramenta que pode ser integrada, que não se restrinja  a um único setor o impacto nas informações pública. 

- Identifica-se se ações que estimulam a manifestação, e interpretar de forma compreensível a  interação entre os setores organizacionais  onde parte da comunicação do  organismos públicos, evidenciando o entrelaçamento entre os setores envolvidos.

- Do ponto de vista teórico, evidenciar possíveis convergências e/ou conflitos entre os conceitos.

- Do ponto de vista empírico, analisar o mérito de ambos os conceitos na implementação da fusão nos resultados conquistados pelas organizações e que geraram reconhecimento.

            Analisando estas informações e introduzindo seus principais dados em uma Ferramenta  unificada, pretende-se a dar uma informação ágil aos setores que estão necessitando de uma informação precisa sobre as Diárias e seus respectivos dados sem a necessidade de parar o trabalho de um servidor para procurar tais informações onde cada setor pode pesquisar este resultado numa ferramenta que pode ser colocada em seu computador de seu setor destinado á análise de outros setores mais abrangente e assim fazendo que este resultado obtido na ferramenta possa agilizar a maneira de obter informações rápidas.

            Para um melhor conhecimento, no que a ferramenta pode  colaborar diretamente, veremos algumas vantagens de que se espera  desta ferramenta de gerenciamento de Diárias.

Vantagem: Facilidade em sua  localização e consulta de PCD,S ingressados nos Processos, através de consultas por numero de PCD ou nome de colaboradores, entre eles origem,  Viagem , data e motivo.

Vantagem: Utilização  da ferramenta em toda a rede SEMARH sem limites de informações, gerando uma comodidade para o colaborador.

Vantagem: Eliminou a procura onde se tirava a atenção de  um servidor para procurar estes documentos, fazendo assim que o que esta procurando por esta informação possa fazer um sua própria estação de trabalho ou no seu setor de origem.

Vantagem: organização periódica e informativa de suas Viagens, como dia, locais, valores e origem  de cada setor que foi iniciado o PCD.

Vantagem: informações de quitação nos prazos ou a receber com dados de banco e suas naturezas de despesa.

Vantagem: Elimina o desperdício amplo de impressão de documentos com uma única informação, fazendo assim com uma única informação de um colaborador de uma viagem  pode-se trazer como economia de papel suficiente para estimular a pratica sustentável para a repartição.

Vantagem: As informações contidas e registradas podem formar os relatórios exigidos pelos órgãos de fomento de imediato como:  por datas, por indivíduos , por setores entre outros.

Nas figuras abaixo vemos como chegar á estes resultados:

FIGURAS.

 

Figura 1 – Ferramenta de Cadastro de Diárias SEMARH, criada  (Visual Basic/Excel 2021)

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 2 – exemplo de quadro de inclusão de diárias (Visual Basic/Excel 2021)

 

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

Figura 3 – Quadro de informações para pesquisa empírica.

​

​

 

 

 

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

 

4.Considerações Finais.

​

            Com esta ferramenta como produto final, a informação esta de modo simples e unificada,  fazendo assim uma interação entre colaborador e ferramenta unindo acesso prático e independente de outros setores, por esta maneira vemos que  nas figuras a cima, o  resultado obtido agilizou a maneira de obter informações rápidas dos PCD,S e nas informações diárias esta já se encontra em andamento e já utilizada pelo setor de origem de pagamentos USFP da SEMARH, logo após será lançando em Rede interna para que qualquer usuário de setores possam utilizar para suas consultas.

 

Referências:

 

CHIAVENATO, Idalberto. . Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 3.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

HABERMAS, Jurgen. Direito e Democracia.: entre facticidade e validade. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, vol.II, 1997.

GUGLIANO, Alfredo Alejandro. Democracia, participação e deliberação: Contribuições ao debate sobre possíveis transformações na esfera democrática. Porto Alegre, Civitas, no. 2, Jul-Dez, 2004

GOMES, Wilson, MAIA, Rousiley. Comunicação e democracia. São Paulo: Paulos, 2008.

MARQUES, Angela C. S. “Os meios de comunicação na esfera pública: novas perspectivas para as articulações entre diferentes arenas e atores. Em Revista Líbero, Ano XI n. 21 , junho de 2008

GUGLIANO, Alfredo Alejandro. Democracia, participação e deliberação: Contribuições ao debate sobre possíveis transformações na esfera democrática. Porto Alegre, Civitas, no. 2, Jul-Dez, 2004.

ESTEVES , João Pissarra. “Espaço Público político” (cap. 1) em Espaço público e democracia: comunicação, processo de sentido e identidade social. São Leopoldo, Unisinos ,2003.

​

​

Link para download 

Sua Crítica e seu Depoimento aqui.

© 2023 por Estação dos Games e inovaçoes tecnologicas. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • Twitter Classic

Twitter

Siga-nos

  • Facebook Classic
link para Youtube
  • c-youtube

Subscreva

bottom of page